Dezembro 2022

Dezembro 2022

Ages are no more infallible than individuals; every age having held many opinions which subsequent ages have deemed not only false but absurd.” - John Stuart Mill (On Liberty)

icon
Fragilidade institucional De volta para o (país do) futuro. Em artigo de Maio de 2010 Arnaldo Jabor prevê com precisão assombrosa a indelicadeza com a qual seria conduzida a política econômica do país nos anos subsequentes. "Weakness and ignorance are not barriers to survival, but arrogance is.”

icon
Economia

Inovação nos trópicos. Paper recontando a relevância empírica da experiência brasileira de correção monetária em relação à crítica de Milton Friedman sobre a estabilidade da curva de Phillips. A partir da página 12 é narrada a visita de Friedman ao Brasil: “Alfred Marshall had advanced the theoretical argument for indexation back in 1887. The Brazilian experience, Friedman suggested, ‘parallels Marshall’s proposal with amazing fidelity—by the force of necessity, not design’” (…) Anos depois, e mesmo após um muito bem-sucedido plano de estabilização, o remédio aparentemente inócuo (e aplaudido pelo economista americano à época) continua apresentando efeitos colaterais.

Nesse contexto, também é interessante revisitar as especificidades (e divergências finas em relação aos pressupostos teóricos de Friedman) do amplo programa nacional de “correção monetária” instituído em larga escala a partir do governo militar, descrito por um dos seus implementadores técnicos (e curiosamente também ávido crítico), Mário Henrique Simonsen.

Simonsen - Indexação.pdf924.8KB

icon
AI

Richard Sutton, cientista da computação e pesquisador da DeepMind, elucidando de forma sintética o trade-off entre métodos que buscam “antropomorfizar” a construção de conhecimento de sistemas computacionais e o método moderno de deixá-los escalarem através de uma mecânica menos intuitiva e mais puramente estatística.

icon
Biotech

Entrevista do economista Tyler Cowen com um dos fundadores da Moderna, Noubar Afeyan. Conversa de altíssima qualidade (e de contexto inequívoco) sobre o sucesso “overnight” da empresa (trajetória extremamente não-linear), cenário atual da indústria de biotecnologia, emergência de ecossistemas de inovação, entre outros tópicos.

icon
Miscelânea Isaac Asimov, celebrado autor de ficção científica, sobre criatividade: uma abordagem do processo criativo e as condições necessárias (além dos obstáculos) para a concepção de ideias em grupos.