“Fortunately the ‘managers’ are not so invincible.” - George Orwell
Burnham, Elon, and The Revenge of Entrepreneurial Capitalism: Artigo sintético do investidor Erik Torenberg acerca dos ciclos de ownership no capitalismo; impactos sobre a competição, regulação das empresas e sociedade.
George Orwell critica Burnham (o pai do conceito tecnocrático de Managerialism retratado no artigo anterior) e em particular demonstra ceticismo com a generalização do seu arcabouço teórico para a política.
Artigo do economista Thales Pereira baseado no seu paper sobre a estagnação e eventual declínio da exportação de algodão no Nordeste brasileiro de início a meados do século XIX. Revisitando as explicações históricas do declínio, o estudo encontra o principal ‘culpado’ no tratamento tributário desigual entre as commodities exportadas pelo Nordeste e Sudeste.
Uma reflexão interessante sobre as origens da desigualdade inter-regional brasileira e como vantagens se acumulam e dinâmicas implacáveis se criam com o tempo.
Noah Smith entrevista Kevin Kelly: Entrevista ampla com o editor da revista Wired, Kevin Kelly. Dentre uma diversidade de temas: a diferença entre o crescimento de ‘tipo I’ e ‘tipo II’, o tópico do dia (Inteligência Artificial), e a construção constante e criativa do Technium.
The usefulness of useless knowledge: Abraham Flexner, fundador do Institute for Advanced Study, discorre sobre a relevância (imediata e civilizatória) do estudo aparentemente despropositado, e como fomentar ambientes otimizados para o mesmo.