Novembro 2022

Novembro 2022

“When you really care about the outcome, you are likely to play poorly.” - Zhang Yiming, fundador da ByteDance (TikTok)

icon
Cultura Empresarial

Última palestra do fundador da ByteDance no evento anual da companhia em Março de 2021. Um alerta contra práticas empresariais excessivamente estruturadas e chavões corporativos modernos. Parte 1 e Parte 2

icon
Fiascos Corporativos Paul Graham (Y Combinator) sobre o Yahoo: um ensaio sobre como uma péssima interpretação da realidade pode converter um negócio que se encontra no “lugar certo e na hora aproximadamente certa” em uma debacle sui generis.

Reportagem extensa do New York Times sobre a aquisição da Time Warner pela AT&T. Um ótimo exemplo recente de péssima alocação de capital e incentivos corporativos nefastos: “It has struck me that all men’s misfortunes spring from the single cause that they are unable to stay quietly in one room.” (Pascal)

icon
AI Especulações do investidor de VC Elad Gil sobre quais tipos de empresas serão criadas a partir dos progressos em inteligência artificial, e como serão originados (e realocados) os pools de lucro das cadeias afetadas. Traçar analogias entre transições computacionais passadas e tecnologias incipientes é indiscutivelmente difícil, embora sempre um bom instrumento para reflexão.

Especulação mais estreita sobre os impactos da inteligência artificial em relação à programação. Um dos primeiros exemplos onde esse ferramental rapidamente se tornou uma constante na vida de diversos profissionais.

icon
Cloud

Um relato sóbrio sobre a indústria de dados, fazendo uso das narrativas de empresas modernas do setor como pano de fundo para traçar a transição de um segmento que já foi povoado por exageros e jargões e atualmente é seara de competência de empresas chatas resolvendo um problema extremamente particular (empresas provedoras de plataformas de base de dados).